Olha o golpe!

Olá pessoas!

Desde que me aventurei no mundo dos amigurumis as pessoas mais próximas começaram a me mandar imagens e links dizendo “lembrei de você”. Alguns links eram de sites com receitas gratuitas, promoções de cursos ou apenas imagens fofinhas. Quando a pirataria chegou com tudo as pessoas sem saber me mandavam propagandas do que seriam cursos baratos em promoção sem saber que era a famosa pirataria. Uma amiga até me perguntou se eu achava que compensava e se eu achava bom.

Imagem retirada de um dos sites de venda de receitas

A postagem é sempre feita em forma de promoção. Começou com 500 receitas, aumentou para 1000 e hoje achamos até sites que oferecem 4500 receitas. Além dos famosos grupos do Facebook também surgiram os perfis do Instagram.

Imagem retirada do Instagram de um perfil de venda de receitas

Agora vamos analisar tudo isso com calma. Essas páginas possuem vídeos e fotos de peças feitas em crochê. Algumas fotos possuem a marca d’agua do artesão responsável pela confecção. Esse já é um indício que a página está pirateando uma receita.

Imagem retirada de um site de venda do combo de receitas

Outra dica é procurar por imagens na internet. Essa Minnie, por exemplo, possui a receita gratuita traduzida no site AmiBr que indica a página da artesã gringa responsável com o vídeo explicando. Isso significa que você pagará por algo que está gratuito sem creditar quem criou o design.

Imagem retirada de um vídeo de propaganda do combo de receitas

Uma dica que dou é procurar quem é o artesão responsável na página que está vendendo. O site que é sério traz os nomes dos autores, já os que dão o golpe não. Repare nas imagens, algumas são até distorcidas ou embaçadas. Outro exemplo é a receita da santinha que está sempre inclusa no combo e que possui a receita e diversos vídeos no grupo do Facebook.

Se ainda tiver dúvida apele para a lógica: muitas receitas por um preço baixo? Desconfie! Lembre que tais páginas não só lucram com o trabalho de outra pessoa como também vendem algo que está de graça. Vale mesmo a pena comprar por apenas ter preguiça de pesquisar?

Já se depararam com páginas ou perfis assim? Se percebeu o golpe denuncie.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.