Espessura e Tex da linha

Olá deslumbres!

Já falei sobre linhas algumas vezes mas vamos a algo que poucos sabem a Tex de um fio. Quando compramos uma linha o rótulo possui algumas informações: metragem, massa, composição, número da agulha de crochê, número da agora de tricô e Tex. Mas o que é isso e pra que serve?

Tex é uma unidade de medida baseada na massa da linha em 1000 metros (g/km). Por exemplo, a linha Charme da círculo possui 378 de Tex o que significa que 1000 metros da linha resultam em 378 gramas. Normalmente não levamos isso em consideração quando compramos ou realizamos nosso trabalho. Mas digamos que você começou a fazer um trabalho e quando se deu conta a sua linha acabou. Quando você foi comprar outra simplesmente não achou a mesma, o que fazer? (isso já aconteceu comigo) Aí sim vamos analisar a Tex.

Apesar do rótulo ter uma numeração de agulha ela é apenas uma sugestão, até porque as agulhas apresentam leves variações de tamanho de acordo com a marca. Vamos analisar mesmo a Tex. O primeiro fato que devemos levar em conta é a composição da linha. Vamos comparar a Tex apenas de linhas com a mesma composição. No meu caso estava usando uma linha 100% algodão de Tex 590. Não encontrei nenhuma outra com a mesma numeração, então lembrei de várias artesãs falarem de usar a linha dupla e lá fui eu fazer as contas. Acabei encontrando uma linha de cor bem próxima com Tex 151 e usei 4 fios (Tex 604) para obter a espessura próxima do que eu queria até que deu certo. Consegui terminar a peça com sucesso. Fiz uma tabela com as linhas que mais encontro.

Então ao substituir uma linha por uma mais fina dobramos a medida se formos utilizar dois fios, triplicamos no caso de três fios e assim por diante. Algumas receitas de amigurumis também possuem a indicação de qual linha e foi utilizada para a produção mas e quando a receita é gringa? Pois é, a Tex é uma medida nacional. Existe uma outra medida, o WPI. Essa medida é realmente mais ligada a espessura da linha e significa quantas voltas podemos dar em ma polegada e do mesmo raciocínios podemos substituir a linha de acordo com essas voltinhas. Nesse caso acredito que a composição da linha não faça diferença já que realmente compramos a espessura da linha e podemos substituir com sucesso.

Me conta, vocês já passaram pela situação de precisar substituir a linha?

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.