Fiz uma fonte com material reciclável!

Olá deslumbres do meu coração! Como vocês estão? Por aqui voltei a trabalhar todos os dias, cumprindo as oito horas diárias, porém amanhã estou de férias, ebaaaaa!!! Aproveitar esses dias para terminar a minha parede de tijolinho e trazer o resultado para vocês neah!
E o que a dona Tati andou aprontando por esses dias hem 🤔, bom, vocês sabem que tenho duas gatas, sempre comento sobre elas por aqui, e a minha gata mais velha vivia tombando o pote de água para tomar a água que escorria, quando não ficava no tanque mordendo o bico da torneira e miando para alguém ir até lá e ligar a água para a madame beber, pensaaa!
Foi quando eu comecei a pesquisar sobre fontes e assustei com os valores, umas fontes simples e caras, não contente pesquisei sobre fontes ornamentais e tharamm, ainda mais caras.
Foi quando achei um vídeo de um senhorzinho muito fofo no youtube, e ameiii a ideia e o método dele de fazer fontes, sério, uma fonte com praticamente quase tudo reciclado, ai decidi que era essa fonte que eu iria fazer.
Vamos lá? Bora ver como eu fiz a minha fonte (das gatas na verdade rs), passo a passo, o que usei e como ficou?
Para fazer a fonte, você irá precisar de:
.Um galão de água cortado ao meio ( eu cortei um pouco mais que o meio para a fonte ficar funda)
.cimento
.areia fina
.água
.isopor
.arame
.plástico
.tinta (a cor que preferir)
.um pedaço de mangueira fina e flexível (usei aquelas de nível)
.uma bombinha de aquário
.pedras e plantas para enfeitar
.luva cirúrgica (testei outras e essa foi a melhor)
.uma vasilha plástica, a minha tem 1L
.e muita paciência rs

Bom, aonde eu trabalho se usa muitos galões de água, e esses galões vencem e vão para reciclagem, e é claro que eu fiquei de olho e assim que um precioso galão venceu eu já pedi para o responsável se eu poderia pegar para mim, expliquei que era para fazer uma fonte e acho que naquele momento ele achou que eu estava doida rs.


Meu marido então, quando me viu chegar com o galão cortado ao meio e eu disse que iria fazer uma fonte, naquele momento eu imagino que ele pensou: Minha mulher ta ficando doida kk, o olhar dele disse tudo rs, essa foi a primeira etapa.
Eu precisava de isopor, então comecei a pedir nos grupos de família, se alguém tinha comprado algo e se tinha isopor para me doar, foi quando uma prima minha que trabalha em um açaí disse que iria jogar várias tampas dos potes fora, e de imediato já aceitei afinal, poderia servir, e encontrei isopor pela rua e trouxe embora também, mas você pode comprar o isopor claro, é algo barato mas eu queria reciclar, claro que minha prima não botou muita fé de que eu iria fazer uma fonte com aquelas tampas haha, e sim deve ter me taxado de doida também rs.


Aqui em casa eu tinha areia, cimento e tinta, já que meu marido estava construindo a área gourmet lá no fundo, e esses materiais sobraram para minha felicidade, e para pintar ele usou um plástico enorme para forrar o chão e eu peguei um pedaço do plástico dele, arame eu tenho sempre porque uso nas minhas plantas, haaaa minhas plantinhas queridas que estão dando floresss.
A bombinha comprei em uma loja petshop, e paguei R$50,00, a mangueira peguei um pedacinho da mangueira de nível do meu marido, ele me deu ta gente!


Bom, eu já tinha tudo,então coloquei a mão na massa! Literalmente!
Para a massa você vai precisar de três partes de areia para uma de cimento, e água até dar a liga, eu coloquei meia vasilha de água e fui colocando mais pouco a pouco e mechendo a massa até achar que estava bom, para quem já viu massa de reboque é mais ou menos aquele ponto.


Primeiro eu furei o galão em alguns pontos para poder amarrar o arame e fixar o isopor, fui colocando o isopor e amarrando, preenchendo aonde eu achava que precisava de mais isopor.
As laterais preenchi com as tampas, lembram das tampasss?


A massa já estava pronta e descansada, achei que se deixar ela descansando um pouco ela fica melhor para manusear.
Fui preenchendo os buracos com a massa e dando forma para a primeira camada da fonte, faça a primeira camada e espere secar para começar a segunda.


Primeira camada seca, bora para a segunda e última camada, nessa camada você já vai dando forma para a fonte, imaginando pedras, detalhes, eu queria um espaço para plantar suculentas então já fui moldando um espaço para isso.


Segunda camada seca é hora de virar a fonte e começar a cascata, não se esqueça de testar a altura que sua bombinha joga água, para não dar errado a queda, para fazer a cascata, coloque um plástico sobre a parte de cima da fonte, para a cascata não grudar na parte de baixo, pois a cascata vai ser removível.
Deixe um espaço para passar a mangueira e o fio da bombinha, você pode embutir a mangueira na cascata ou deixar ela aparente, como a minha fonte iria ficar em um canto, a mangueira não apareceria, então deixei ela a mostra mesmo.
Assim como a parte de baixo, a cascata tem que ser feita por etapas, se não desmorona tudo, então faça a primeira camada, já imaginando como você quer a caida de água, também já dê formas as pedras, eu fui fazendo bolinhas e achatando antes de colocar na cascata, usei isopor, e pedaços de tampas também para dar uma estrutura boa, deixe secar bem.
Nessa etapa da cascata, conforme for subindo ela, já vai imaginando de onde você quer que caia a água, e quando chegar na altura que você quer ou que a sua bombinha permite, faça o furo para passar a mangueira ou já deixa ela embutida ali, eu tentei fazer com uma mangueira normal, azul que vocês vão ver nas fotos, inclusive foi ela que deixei no furo, mas ela não era muito flexível e não deu certo, por isso meu marido me deu o pedaço da mangueira de nível e caiu como uma luva, coloque um plástico na onde vai ter a queda e cubra esse plástico com a massa, use pedaços de arame para fixar o plástico e esses arames vão ajudar a segurar a massa no plástico, esse plástico vai servir para que a cascata não fique úmida e se quebre, afinal vai ficar caindo água ali o tempo todo.


Dai em diante vai muito de gosto, eu queria uma cascata alta, então fui subindo e dando a forma que eu imaginava, só suba a cascata depois da primeira etapa seca!
Cascata pronta, deixe ela secar para partir para próxima etapa, o acabamento da parte de baixo.
Nessa fase eu preenchi os lados com a massa e a parte de dentro também com a massa, e mais uma vez deixe secar.


Uma observação, a massa leva em torno de umas 4 horas para secar, eu sempre deixava de um dia para o outro, e antes de começar as outras etapas, você pode ir esculpindo e dando forma para as pedras, isso com uma faquinha de cozinha mesmo.


Tudo seco agora é hora de pintar, você pode misturar tinta na massa antes de começar a fonte, ou fazer como eu fiz, pintei depois, peguei uma tinta branca que tinha aqui em casa e misturei com tinta preta, aquela de colocar em tinta mesmo a xadrez, que me deu a tonalidade de cinza.
Pintei a fonte toda e deixei secar.
Bom depois de tudo seco é a hora da verdade, ver se a queda de água que você deixou deu certo, no meu caso não deu, a água escorria pelos lados, ai fui colocando massa nas laterais, fazendo tipo um caminho para a água e no final deu tudo certo.
Fui em uma loja aqui da cidade, aonde tudo custa um real, e comprei as pedrinhas para decorar, comprei as suculentas no supermercado e usei a imaginação.
E esse foi o resultado final da fonte, eu ameiiii o resultado e minhas meninas mais ainda rs, elas amammm a fonte.


Legal neah deslumbres? É muito satisfatório olhar algo e saber que foi você que fez, e que ficou muito bom no final!
Quem duvidou dos meus dotes de artesã teve que admitir que mandei bem rs, mas quem que iria imaginar que daquele monte de bugiganga iria sair uma fonte rs. Hoje o jardim de casa está praticamente pronto, falta pouca coisa para terminar e as gatas comeram algumas suculentas então é assim que está a fonte e o lugar que coloquei ela.


Bom, é isso, fiz a fonte usando material reciclável, uma experiência maravilhosa, que eu espero que inspire muitos de vocês!
Tente também, faça e volte para me contar.
Fico por aqui, um super beijão da Tati, bom domingo e excelente semana a todos






Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.