Max ou mini?

Olá deslumbres!

Hoje resolvi falar sobre um tema um tanto polêmico: preço e tamanho do amigurumi. Como uma pessoa de exatas que sou sempre pensei que peças grandes são mais caras que peças pequenas, afinal utilizamos menos material e o custo fica menor, mas será mesmo? Como teste resolvi fazer a mesma receita com linhas e agulhas diferentes.

Para a peça maior usei a linha Barroco 6 e agulha 4.5 indicada no rótulo. Para a peça menor usei a linha Charme e agulha 2.5, também indicada no rótulo. A receita já era uma conhecida minha, o Snoopy de World of Amigurumi. Logo nas primeiras partes notei que o tamanho iria ficar bem diferente.

Pézinhos, bracinhos, rabinhos, orelhinhas… tudo foi ficando bem diferente. Fui me apaixonando por cada detalhe. Sempre achei que bonecas e bichinhos grandes eram uma fofura, mas a peça pequena foi me encantando e descobri que gosto mais de fazer os pequeninos.

Mas e na prática? Sempre faço anotações com a quantidade de material utilizada e o tempo. É claro que gastei menos material na peça menor mas o tempo… Para confeccionar a peça pequena demorei bem mais, horas a mais, pois cada detalhe exige muito mais atenção que às vezes fica até difícil de enxergar. A complexidade da execução aumenta muito e isso faz com que o trabalho do artesão aumenta e o preço também. Por esse motivo as peças menores nem sempre tem preços mais em conta e quem encomenda não pode ter pressa por achar que é mais simples de confeccionar já que isso acaba não sendo verdade.

Espero ter deixado a reflexão de que quando compramos algo artesanal não podemos supor o valor mesmo que a peça pareça simples pois só o artesão sabe do que precisará para a criação, encomendar para dar de presente em cima da hora também pode ser uma cilada. Agora deixo vocês escolherem qual o tamanho preferido, afinal, os dois são lindos!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.