Quarentena e Meditação

Olá, deslumbres.

Como vão?

Começo o post hoje com uma pergunta: vocês já meditaram alguma vez na vida?

Bom, eu tinha sérios problemas só de pensar em meditar, por ser uma pessoa extremamente agitada durante o dia. Com a rotina de estudos, ir de um lado para o outro, imaginava que parar por uns minutos pra meditar me deixaria mais estressada do que aliviada. Entretanto, me surpreendi com esse hábito ao longo dos últimos dias.

Faz aproximadamente um mês que comecei a criar o hábito de meditar, especialmente, por encontrar problemas acentuados para dormir e lidar com a ansiedade de todo esse momento. A quarentena quebrou minha antiga rotina, me fazendo ter que lidar com outra que, na medida do possível está se ajeitando, mas mesmo assim é uma luta. Se organizar para estudar e dar aulas dentro de casa pode parecer até mais tranquilo de longe, mas não é, são muitas coisas para se ajeitar e também se adaptar ao nosso tempo e espaço. Estar em casa acaba nos deixando mais procrastinadores e, eventualmente, mais preguiçosos.

Enfim, comecei a meditação por indicação de uma pessoa que também me avisou que uma prática de 5 minutos já seria o suficiente para mim e mesmo sendo pouco tempo seria difícil. Acabei baixando um App de meditação chamado Lojong e comecei. Realmente, os 5 minutos foram insuportáveis, eu não conseguia me concentrar e a primeira prática foi bem “mais ou menos”.

Nesse mesmo aplicativo, achei uma parte que se chamava Cultivando o Hábito e continha práticas de meditação guiada por 21 dias. Comecei. As práticas tem diferentes focos como; foco na respiração; foco ao corpo; foco aos sons ao redor e afins. As meditações começam com 10min em média e vão aumentando ao longo dos dias até os 20min. Preciso falar que iniciar isso foi a melhor coisa que fiz. As narrações para meditar começaram a prender um pouco mais a atenção e, ao longo dos dias, tornei-a um hábito. Medito fielmente todos os dias antes de dormir.

Começar a meditar melhorou meu sono infinitamente, tem me ajudado a controlar essa ansiedade, me deixa cada vez um pouquinho mais concentrada, ajuda muito na minha memória e no meu relaxamento. Inclusive, o que deixa alguém melhor do que uma boa noite de sono?

Os benefícios da meditação são inúmeros e garanto a vocês que vale a pena, ainda mais em tempos como o que estamos vivendo onde todo mundo tem vivido aflito. Espero que achem jeitos de relaxar com a meditação ou outras coisas. Mas deixo minha dica aqui.

Até mais, deslumbres!

3 comentários

  1. […] com tudo que até nossa respiração tá desesperada junto. Assim como a Naiara conta no seu post eu também achava meditação uma palhaçada e que eu nunca ia ter paciência pra isso, mas foi com […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.