Primeiros passos trabalhando com feltro

Sei o quanto atividades manuais fazem bem, mas é tão difícil saber por onde começar.

Sempre vejo o trabalho fantástico da nossa querida Regiane e sei como os amigurumis são incríveis e estão em alta, mas nunca fiz crochê e achei que seria algo muito difícil para esse meu começo no mundo do artesanato.

Então, pesquisando e trocando ideia com a Regiane achei que a melhor forma de começar seria trabalhando com feltro.

Baixei apostila gratuita na internet com moldes de bichinhos de feltro, se for procurar a mesma é da Amanda Andronic – Projetos Criativos, mas eu não tinha absolutamente nada em casa para começar a trabalhar com feltro, nem tesoura tinha, então fui as compras 😁

Materiais para trabalhar com feltro

Sei que caprichei, mas espero poder usar muita coisa nos próximos trabalhos e essa loja Tramas & Pontos aqui em São Carlos tem muita coisa, fiquei encantada.

Já na compra vi o quanto não entendo do assunto e muita pergunta eu nem sabia responder, mas já salvei no celular a tabela de cores dos feltro Santa Fé, porque cheguei lá falando o que vi na apostila: quero um feltro amarelo canário! Aí a moça me fala: tenho esses feltros amarelos qual seria esse que você quer? 😮

Eles não tem o nome para cada cor de feltro na loja e aí tem que comprar por comparação com as imagens da internet.

Tramas & Pontos
Tabela de cores: feltro Santa Fé

Imprimi a apostila Safari Baby e sem muita enrolação e sem ficar perdendo muito tempo com instruções da internet lá fui eu cortar os moldes.

Cortando feltro

Coloquei o molde cima do feltro, risquei com a caneta mágica e depois passei o feltro com ferro para sair os riscos (que somem com o calor do ferro).

Organizando o feltro

E daí foi partir pra costura tomando o cuidado de segurar a barriguinha com um alfinete. Aí sim assisti algumas vezes um vídeo do YouTube de como fazer ponto caseado pra contornar meu primeiro bichinho.

Alfinete no feltro

E deu bem errado, a linha encheu de nós, não conseguia consertar, passei cola quente do lado errado do feltro e manchei o feltro … Mas nada de desistir ou fazer de novo, fui seguindo em frente porque a proposta era um lazer e de seguir. E para minha grande surpresa me fez tão bem ficar costurando, foi uma distração tão boa que decidi que quero acrescentar o artesanato em minha vida sim.

Coloquei o enchimento, terminei as costuras e colagem.

Agora tenho um macaquinho lindo que eh o xodózinho da minha prateleira 🥰🥰🥰🥰🥰 ele não é perfeito, mas essa eh a graça do meu primeiro trabalho com feltro.

Macaquinho de feltro

E vocês deslumbres, já se ingressaram no mundo do artesanato? Alguém aí já trabalha com feltro? Contem me tudo 😁