Nova rotina capilar: Tranças Nagô

Olá, deslumbres!

Então, recentemente, mudei um pouco o visual e resolvi falar um pouco sobre como estou cuidando do meu cabelo agora. Look do dia: tranças nagô, trança rasteira e/ou trança nagô raiz, como quiserem chamar rs.

Como visto nas fotos, optei por fazer as tranças na raiz e deixar toda a parte traseira do meu cabelo livre e natural. Primeiro, fiquei bem feliz com o resultado, pois meu cabelo cresceu muito e bem saudável. Estou a aproximadamente 3 anos sem nenhum tipo de química no cabelo e abrir mão dela foi a melhor coisa que eu podia ter feito.

No entanto, é sempre uma rotina capilar diferente comparada às tranças com kanekalon que basicamente só precisam ser lavadas e ajeitadas da forma que quiser. Meus primeiros passos foram comprar um pente garfo e um bom creme para pentear que foi indicado pela minha cabeleireira. O creme é da linha de cosméticos Mirra; é o Elements de Cacau, Açaí e Mel, super indico, porque ele tem um cheiro ótimo e realmente deixa o cabelo com uma definição maravilhosa.

Mas, enfim, como lavar e cuidar do cabelo assim?

Primeiro, estou lavando as tranças com o shampoo que sempre usei. No entanto, é importante esfregar os vãos com as pontas dos dedos com bastante cuidado, pois assim se corre menos risco de estragar as tranças na raiz e também deixa menos frizz. Também não encha as tranças de shampoo pra não ficar produto armazenado nelas e as enxague com água abundante depois.

Na parte não trançada do cabelo passo normalmente o shampoo e desembaraço logo após a lavagem. Algumas pessoas preferem desembaraçar o cabelo antes do banho com bastante creme pra pentear e outras depois. Eu prefiro com ele bem molhado pós-lavagem, o pente escorrega mais fácil e o creme se distribui melhor também, pelo menos, pra mim. Ademais, você pode penteá-lo com o cabelo bem molhado ou tirar um pouco o excesso antes, entretanto, JAMAIS o penteie seco, não faça isso. Se você tem cabelo cacheado ou crespo não faça uma crueldade dessas com seu cabelo e nem consigo mesma (o). Além de deixar seu cabelo sem definição depois, provavelmente, vai doer muito.

Nas lavadas que dei no cabelo até agora, optei por tirar bem pouco do excesso de água, dividir o cabelo em partes (você pode usar uma piranha ou algo que prenda o resto dele para te auxiliar), passar o creme e o desembaraçar com um pente de dentes largos. A escolha do pente também é importante pra definição do cabelo. Outra dica, pente fino não combina com cabelo crespo. Tomem cuidado.

Após isso, finalizo o cabelo com algum óleo, gosto muito de usar óleo de coco (clássico), óleo de argan ou óleo de semente de uva. Todos são bons.

Mas e aí, como vou cuidar do meu cabelo no outro dia, tenho que encharcá-lo de água para penteá-lo de novo?

É o seguinte, nós estamos muito acostumados a ver o dia a dia dos cabelos lisos e como eles são penteados a qualquer hora. É necessário compreender que o cabelo crespo não vai caminhar na mesma linha de cuidados e ele não é feio e/ou mal tratado por isso. Não, você não é obrigado a pentear o cabelo no dia seguinte, nem o deixar pingando de água e/ou creme para “controlá-lo”. Digo isso porque com o tempo espalharam a ideia de que cabelo cacheado/crespo só fica bonito se for assim, é puro mito, não caiam nessa e esse excesso também pode danificar o cabelo.

O que você pode fazer é usar um borrifador pra voltar o cabelo a sua forma, já que ele encolhe e amassa após dormir e penteá-lo com os dedos, abrindo os cachinhos e passando a mão no meio deles, assim como também pode usar o creme de pentear pra isso ou só finalizar com um óleo. Desembaraçar com gosto mesmo você pode deixar pra próxima lavada de cabelo. Ah, antes que eu esqueça, além de pentear com os dedos, você também pode usar o pente garfo para auxiliar e deixar o cabelo mais volumoso se assim desejar.

Obs: muitas pessoas acabam se desfazendo de vez do pente e só penteiam o cabelo com os dedos, sabiam disso? Inclusive, a maioria diz que isso deixa o cabelo mais bonito e mais volumoso. Sendo assim, escolha o que for melhor pra você!

Bom, gente, minhas dicas são essas e espero que tenham gostado.

Até!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.