Dicas de Escrita

Olá, deslumbres.

Como vão??

Espero que bem e que estejam conseguindo sobreviver ao calor além de intenso que vivemos nessa última semana.

Bom, meu último post foi sobre amor pela escrita e hoje, resolvi escrever mais um pouquinho sobre isso. No entanto, são umas dicas que acho interessante compartilhar para que outras pessoas escrevam também.

Geralmente, as pessoas acham que escrever é praticamente uma ação mística, você senta na frente do computador e se consegue desenvolver várias coisas consideradas boas é um dom inato, pequenas luzes se acendem em torno da sua cabeça e coisas do tipo. Obviamente, alguns tem mais ou menos facilidade para escrever, mas como qualquer coisa na vida, é necessário treino, concentração e planejamento. Vou dar algumas dicas que costumo seguir.

1. Ler bastante

A velha história de ler muito para escrever melhor é pura verdade. Além de sempre ajudar na questão de aumentar o vocabulário, é ótimo para se conseguir ideias e inspirações. Além de, você pode olhar um texto e pensar: eu mudaria isso ou aquilo. E, por que, não mudar? A escrita nos proporciona a chance de criar novos meios e fins próprios. Arriscar neles é sempre uma boa.

2. Anotar as ideias

Tenha um lugar separado, nem que seja o bloco de notas do celular para anotar as ideias principais. Isso sempre ajuda. Veio aquela ideia na cabeça, ou uma metáfora que pode ser usada em algum texto, uma analogia, uma “cena”, anote em poucas palavras num canto e depois volte à ela durante a produção mais formal da escrita.

3. Planejamento

A história de que a escrita é pura inspiração não é 100% verídica. Ok, inspiração é uma parte do processo, mas ela deve ter seus direcionamentos. Toda vez que paro para escrever, antes de começar a produzir o texto corrido, divido em partes e planejo cada uma. Quando não é uma por uma, pelo menos o começo e o fim, é essencial para mim ter pelo menos essas duas partes bem planejadas. Não necessariamente todo mundo consegue e/ou precisa fazer isso, no entanto, é algo que super indico.

4. Dar tempo para o texto descansar

Muitas vezes na correria para entregar um texto ou só para deixá-lo feito, escrevemos e corrigimos tudo na mesma hora, o que não é a melhor coisa, nada é melhor do que deixar o texto e nossas vistas descansarem um pouco. Escreva o texto e releia daí um ou dois dias, se tiver tempo para lê-lo mais vezes ao longo dos dias, melhor ainda. Após nos distanciarmos um pouco daquela escrita, sempre temos ideias novas ou corrigimos melhor o que não é do nosso gosto.

Basicamente, são essas as dicas. Meu intuito aqui é fazer todas as pessoas lerem e escreverem cada vez mais rs.

Até mais, deslumbres.

Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.