Inverno e caminhada combinam?

Olá, deslumbres!

Então, esse inverno está praticamente com força total, pelo menos onde moro e isso infelizmente acaba tirando minha vontade de fazer algo que tento fazer com frequência, no caso, caminhar.

Mas aí, fica a pergunta, será que vale a pena caminhar enfrentando esse frio?

Bom, a resposta é sim, desde que não esteja a mais pura nevasca e desde que se tomem os devidos cuidados.

Primeiro, é quase evidente para a maioria que consumimos mais calorias no inverno e, inclusive, o organismo faz isso para que consigamos nos aquecer melhor.

Ademais, uma caminhada não tão acelerada e voltada para a resistência, pode proporcionar a melhora da capacidade cardíaca, pois assim como o organismo consome mais para nos aquecer, o corpo tenta manter uma temperatura elevada em seu interno para favorecer a circulação sanguínea, sendo assim, o coração bate com mais força para se fortalecer.

No entanto, atenção para algo importante, como o coração também vai consumir mais energia perante o frio, quem sofre de problemas cardíacos deve tomar bastante cuidado e/ou diminuir a ação esportiva. Se manter quente é literalmente prioridade nesse tipo de caso.

Para além disso, expondo-se à esses momentos de caminhada seu corpo pode acostumar melhor com o clima, fortalecer suas defesas e tomar um solzinho também pode fazer muito bem.

Nesses dias, para não deixar meu hábito de caminhar totalmente de lado, tenho optado por sair entre às 15:30 até às 17h mais ou menos, no inverno o sol não fica tão quente nesses horários, pelo contrário, é bem ameno e quando ele vai se baixando geralmente estou em casa, pronta para descansar e me esquentar. Inclusive, se puderem, deixo aqui essa dica de horário de exercício. E, não esqueçam, roupas confortáveis, uma meia bem quentinha e uma blusa de frio sempre junto, nunca se sabe quando vai começar a ventar mais ou menos ou quando a temperatura pode cair ainda mais.

Contudo, se já se exercitam, tentem deixar o cobertorzinho de lado e passarem pelo menos uma horinha andando, fortalecendo as pernas e tomando um ar. Com certeza fará bem.

É isto, deslumbres.

Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.