Ponto cruz

Olá deslumbres!

Na minha primeira postagem do blog comentei que fui introduzida no mundo do artesanato por uma amiga que me apresentou o ponto cruz. Essa amiga, com a maior paciência do mundo, me ensinou desde quais materiais utilizar até como fazer. Ainda tenho meus primeiros bordados que fiz com ela e é a partir dele que vamos falar hoje. Você sabe como fazer o ponto cruz?

O ponto cruz é a técnica em que fazemos “X” com as linhas de acordo com um desenho no tecido. Para realizar a técnica precisamos de tesoura, agulha, meada, etamine (o tecido) e o gráfico (o desenho que queremos fazer). Cada quadradinho pintado no gráfico corresponde a um X que fazemos no etamine. Acredito que seja a técnica mais antiga de bordado que existe e podemos aplicá-la em vários lugares.

Como comecei? Aprendi a prender a linha na trama e a fazer linhas horizontais, sempre com o movimento da agulha na vertical de cima para baixo. Depois fui para as linhas verticais seguindo sempre o movimento na vertical (assim o avesso fica perfeito). E por fim passei para os quadradinhos.

Linhas e quadrados em ponto cruz

Como a coisa estava fácil demais veio a segunda aula: ziguezague. Os movimentos continuaram na vertical mas hora de cima para baixo e hora de baixo para cima. Para complicar ainda mais veio a junção dessas coisas e aí o cérebro começou a pifar né.

Ziguezague em ponto cruz

Na terceira aula vieram os corações. Primeiro vazio, depois duplo e o preenchido. Foi aí que entendi as cores variadas. Como é linda a arte de preencher a figura e sempre prestando atenção nos movimentos e qual parte do X fica para cima. Cada detalhe faz diferença no resultado final.

Corações em ponto cruz

Por fim vieram as flores e a maçã. Tive certeza aí que nunca mais pararia de fazer uma arte tão incrível de pegar uma simples linha e dar vida a ela em pedaços de tecido.

Flores e maçãs em ponto cruz

Com o tempo fui melhorando (eu acho) e me desafiando cada vez mais e com desenhos mais complexos. Infelizmente não tenho foto de todos os trabalhos que fiz mas alguns ficaram bem guardados na memória. Demorei para sair das toalhas mas consegui!

Fazenda em ponto cruz

É impressionante como a nossa mente começa a trabalhar quando aprendemos algo ligado à arte. Passei a ver gráficos em tudo e pensar em diversas coisas para colocar um bordado ali, minhas últimas criações são os chaveiros mas já fiz até marcador de páginas. Quem sabe ainda não faço um tutorial por aqui…

Chaveiros Harry Potter em ponto cruz

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.