Museu da Bíblia em Barueri SP

Fiquei tão curiosa quando eu soube que havia um Museu da Bíblia na cidade de Barueri – São Paulo. Pesquisei e vi que era uma pequena sala, mas achei tão rica em detalhes que nos organizamos em nossa igreja para um passeio de van para conhecer a riqueza desse singelo museu.

Logo de cara, na primeira parte, vi o livro de Salmos em Braille e já me arrepiei. Quando vi a Bíblia toda, todos os livros, em Braille e soube que essa Bíblia foi lançada em 2002, confesso que me emocionei e me encantei com os vídeos de passagens Bíblicas em Libras. Ah como o mundo todo precisa ser mais acessível.

Que legal ver o rostinho desses homens que marcaram história. Martinho Lutero que além de todo o resto nos proporcionou as cópias da Bíblia para que cada um de nós tivéssemos acesso a sua leitura. São Jerônimo que traduziu a Bíblia para o latim, Casiodoro de Reina que traduziu a Bíblia para o espanhol, João Ferreira de Almeida que traduziu a Bíblia para o português, King James que traduziu a Bíblia para o inglês…

Os papiros e as formas mais rústicas de escrita, os pequenos vasos e pequenos rolos de papiro usados para, secretamente, transmitir a Palavra de Deus

A famosa prensa de Gutenberg rei da Alemanha que refugiou Lutero, investiu e proporcionou o começo desse lindo trabalho. E que linda a primeira versão da Bíblia de Gutenberg toda ilustrada.

Quando lemos sobre os perfumes e aromas na Bíblia bate aquela curiosidade do que não conhecemos. Como seria o cheiro do Aloés, do Cálamo, do Nardo? Ter a experiência de poder sentir esses cheiros foi muito legal.

E que tal a Bíblia toda numa única folha? Impressionante. Na foto abaixo os irmãos lendo com a lente de aumento!

Confesso que lendo a parábola das dez virgens sempre lia sobre as lâmpadas imaginando lamparinas e quando vi essas réplicas finalmente entendi porque o azeite acabou depois de algum tempo, olha só como eram pequerruchas:

Entre os cristãos sempre comentamos sobre a fé do tamanho de um grão de mostarda, grande hortaliça e bem saborosa por sinal, mas vocês já viram um grão de mostarda? Veja e motive sua fé!

Mais cute cute são os mini livros e o menor livro do mundo!!!! Contém a oração do pai nosso em várias línguas e tem 0,5 cm por 0,5 cm.

Olha só essa Bíblia a prova d’água. Acho que para mim todos os livros deveriam ser assim heheheh

E depois de tanta riqueza histórica fiquei pensando quanta riqueza de detalhes naquele lugar e quanta riqueza de detalhes há em nossas vidas, em nosso dia a dia, vamos viver intensamente nossos dias, pois o momento que temos para viver é o agora.

Beijo e paz meus queridos Deslumbres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.