Polvinhos!

Olá deslumbres! Hoje vou falar sobre eles, os famosos polvos de amigurumi. Eles ficaram super famosos e quase todo bebê hoje tem um que ganhou ou que os pais compraram, mas você sabe o motivo e onde surgiu isso?

Polvo do projeto Octo, execução: Regiane Gaspar

O projeto Octo surgiu na Europa, mais precisamente na Dinamarca em 2013 onde voluntários começaram a confeccionar os polvos e doar para maternidades. O projeto logo se espalhou para o resto da Europa e acabou virando mania mundial.

O que poucas pessoas sabem é que esse amigurumi em especial ajuda a salvar vidas! Sim, isso mesmo. Um estudo feito mostrou que os bebês prematuros tiram uma melhora expressiva quando tinham como companheiros os polvos, se sentiam mais seguros, calmos e protegidos do mesmo modo que dentro do ventre da mãe. Isso porque os tentáculos são muito parecidos com o cordão umbilical, assim os bebês acabam tendo uma melhora significativa em problemas respiratórios e até cardíacos.

Hoje no Brasil existem vários grupos de voluntários que produzem os polvinhos. Eles possuem uma receita específica e um padrão de tamanho incluindo o material para confeccioná-los. A linha deve ser 100% algodão e o enchimento antialérgico. Os tentáculos devem ter no máximo 22 cm e tudo deve ser costurado (incluindo os olhos). Como o polvo irá para a incubadora o material deve ser seguido à risca já que ele será lavado em alta temperatura.

Se o polvo for para uma criança que não está na incubadora você pode usar a imaginação em acessórios (com os pequenos eles podem até enroscar os dedos na chupeta do polvo por exemplo). Ideias de adereços não faltam na internet como boné, fone de ouvido, coroa de flores…


Polvo do projeto Octo, execução: Regiane Gaspar

Existe também a variação da água-viva, ela também possui tentáculos e fica uma graça, mas já não pode ser doada às maternidades.

Quer fazer parte do projeto? Você pode doar o polvinho pronto ou até linhas para que sejam confeccionados, procure as maternidades e se informe.

Água-viva em amigurumi. Execução: Regiane Gaspar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.