Cuidados com a Pele Negra

Olá, deslumbres!!!

Bom, meu último post foi sobre máscaras para cuidar da pele, seguindo a mesma linha, hoje também falarei um pouquinho mais sobre cuidados com a pele, entretanto, especialmente, a pele negra, baseado em uma interessante leitura que fiz sobre uma dermatologista falando do assunto.

Primeiro, a cútis da pele negra exibe um alto nível de melanina e colágeno, qualidade que felizmente a deixa mais resistente ao sol e ao envelhecimento. No entanto, não é por isso que devemos deixá-la cuidar das coisas por si só, falo isso, pois muitas pessoas acabam se descuidando ao saberem dessas informações. A pele negra precisa de cuidados e também está exposta a manchas, foliculite dentre outros fenômenos danosos.

Então, vamos ao que interessa. A pele negra já tem uma proteção maior ao sol por conta da melanina, mesmo assim, deve se usar protetor solar sempre?

A resposta, com certeza, é SIM. É necessário usar protetor solar diariamente, até nos dias nublados. A propósito, segundo um estudo apresentado no XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, foi revelado que pessoas de pele negra podem acabar desenvolvendo uma das formas mais graves do câncer de pele, sendo assim, não dá para se descuidar de jeito nenhum, não é? Usem protetor sempre e deem a devida atenção para a própria pele.

Agora, respondendo uma dúvida bem costumeira: a pele negra é sempre oleosa?

A pele negra pode ter vários tipos, oleosa ou não, seca ou não, mista e afins. No entanto, segundo o que li, falado pela dermatologista, é mais usual que ela seja oleosa, por conta da secreção das glândulas sudoríparas serem maior nesse tipo de pele.

Por conta de toda a melanina a pele negra pode acelerar o surgimento de manchas, mas também, porque durante cicatrizações a pigmentação é ativada. Deste modo, o que fazer para evitar manchas?

Neste caso, voltamos ao começo do texto: uso do protetor solar, contudo, também são recomendáveis produtos compostos por vitamina C. Mas, se necessário, não se pode excluir a ideia de um tratamento preventivo, ok?

Por hoje termino por aqui, um post básico, porém espero que seja essencial para esclarecer algumas coisas.

Até a próxima, deslumbres!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.