As tranças e seus cuidados

Olá deslumbres, sou uma das mais novas colaboradoras do blog e é uma honra pra mim porque adoro escrever em todos os lugares que posso e compartilhar um pouco do que sei sobre vários temas.

Então, nesse primeiro post resolvi falar sobre algo que é basicamente minha especialidade, no entanto, causa dúvidas recorrentes. O tema é: como cuidar das tranças/box braids????

Cuidar das tranças é quase um assunto místico e sempre me cercaram de perguntas desde quando as coloquei: Dá muito trabalho pra lavar? O que você usa? Pesa muito? Dá pra fazer hidratação? Sendo assim, vou tentar explicar rapidamente como eu particularmente cuido das minhas e desmitificar algumas coisas.

Bom, eu comecei a colocar tranças há mais ou menos 3 anos e até agora não consigo parar. Literalmente, virei a doida das tranças. Optei por elas, por sentir necessidade de largar o alisamento capilar e passar por essa transição para o meu cabelo crespo natural, um fenômeno que felizmente tem acontecido cada vez mais entre pessoas negras. No começo, morria de medo de cuidar das minhas próprias tranças, de que elas estragassem ou que eu não conseguisse me dedicar muito a elas. A surpresa foi que elas eram muito mais práticas do que eu esperava e me apaixonei totalmente por essa praticidade.

Agora, vamos a pergunta que todo mundo faz? COMO SE LAVA ESSAS BELEZAS?

Fácil. Escolha um shampoo daqueles, pode usar condicionador também, mas bem pouco e prontíssimo, já está feita a receita. A propósito, tem dois métodos bem interessantes para serem usados: você pode diluir o shampoo e o condicionador em uma garrafinha de spray junto com água e borrifar no cabelo, isso pode facilitar bastante já que com o cabelo trançado tirar ambos os produtos pode ser complicadinho. Ou, para quem não é muito adepta de borrifador (como eu), também pode passar os produtos sem diluir, desde que tome bastante cuidado em retirá-los na hora de enxaguar e, ressaltando, porque nunca é demais, pouco condicionador, pouquinho MESMO.

Eu não vou mentir, é uma certa luta lavar a cabeça nas primeiras vezes após colocadas as tranças, a gente não sabe como dividir o cabelo direito, começa até achar que as tranças vão escorregar, não sabe se está passando muito ou pouco shampoo, é difícil, mas com a prática tudo fica bem mais tranquilo. Entretanto, tem uma coisa que não pode mudar: o foco da lavagem sempre tem que ser o couro cabeludo. É ali que a mágica deve acontecer. É bom tentar repartir o cabelo em sessões, massageando bem entre essas repartições e dosando o shampoo. Todos sabemos que é aí que pode se acumular caspas e ninguém quer isso estragando a beleza das tranças, certo?

A propósito, é interessante usar um shampoo anti-caspa, não precisa ser necessariamente o que você usa em todas as lavadas, mas é bom se prevenir. Falando nisso, sempre fica aquela questão de qual produto usar. Particularmente, nesses últimos anos só tenho usado dois; o shampoo hidratação e reparação profunda para todos os tipos de cabelo da marca Rawa e também gosto muito do Salon Beauty de Mandioca, eles hidratam muito bem, deixam meu cabelo numa textura ótima depois que retiro as tranças e o custo benefício realmente vale a pena. Nem sempre um produto que dá certo em um cabelo dá em todos, mas sempre bom deixar a dica, vai que dá certo pra vocês também.

Depois de sobreviver a lavagem de primeira viagem, é bem importante tirar o máximo possível de água do cabelo, remova esses excessos, pode deixá-lo descansando enrolado numa toalha por uns minutos e depois secando naturalmente. As tranças tem um ciclo meio longo para secarem, mas não desista, uma hora elas vão secar, EU JURO. E, exatamente por isso, não deixe para lavá-las no fim da tarde ou a noite. Dormir com elas molhadas não é uma boa ideia para você, nem para o travesseiro e muito menos para quem passou horas trançando esse cabelo. O mais recomendável é que se lave no começo do dia ou no máximo até o horário do almoço, assim o cabelo tem um tempo razoável para secar.

Agora, respondendo mais duas perguntinhas: as tranças pesam muito quando molhadas? Dá pra fazer hidratação?

Eu sempre optei por tranças mais finas, então nunca reclamei quando elas estão molhadas, no entanto, as mais grossas tendem a pesar um pouco mais e, consequentemente, demoram mais pra secar. Quanto a hidratação… Dá pra fazer, mas nem sempre é o mais indicado. Primeiro, porque lavar todo esse cabelo já é demorado e tirar tempo para uma hidratação demora ainda mais e, em segundo, como dito antes, é mais trabalhoso arrancar do cabelo trançado esses produtos, muitas vezes o creme pode acabar armazenado ali e fazer a trança escorregar, dentre outras coisas desagradáveis. Uma coisa mais funcional é optar por um shampoo poderoso e já fica ótimo.

O mais suficiente para a frequência das lavagens são umas 2x por semana, a não ser que a pessoa se sinta na necessidade de lavar mais e tenha um bom tempo para isso.

E, para finalizar, ainda falando sobre algo que apavora muita gente quando tiram as tranças, é ver os vários fios de cabelo caindo na hora de destrançar. Respira fundo. Sem pânico. Sem terror. Você não está ficando careca e as tranças não acabaram com seu cabelo. Todos os dias nós perdemos uma quantia de fios, estes costumam sair no pente ou quando se lava a cabeça, mas quando se está com as tranças essa quantia acaba se armazenando e quando se tira parece que o mundo está acabando e o cabelo todo está caindo, não precisa se preocupar, isso é totalmente normal.

De resto, espero que tenham gostado do post, que tenha solucionado algumas dúvidas e que os façam gostar ainda mais dos cabelos trançados.

Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.